Acredito que todos já ouviram a frase que diz: “quem tem informação, tem poder”.
Se você não escutou ou nunca parou para analisá-la, te convido para refletir um pouco sobre ela. Desde muito tempo as pessoas que possuíam maior informação conseguiam maiores feitos ou conquistas. Podemos comprovar esse fato através de alguns registros históricos, como guerras, políticas, manipulação da população, etc. Sendo assim, podemos entender que estar bem informado sobre o que acontece ao seu redor traz bons resultados.
E por falar em informação, hoje em dia estamos imersos em uma grande quantidade de dados e informações, mesmo que em muitos momentos nem nos demos conta. O avanço das tecnologias, a introdução dos smartphones e a difusão das redes sociais aumentaram em larga escala a disponibilidade de informação, além de reduzir o seu preço. Resumindo, vivemos na era da informação.
E, já que temos essa grande quantidade de dados e informações disponíveis a um custo acessível, podemos utilizá-las a nosso favor. E muitas empresas já o fazem, e aquelas que ainda não fazem estão ficando para trás no mercado que está cada vez mais competitivo. Todas as empresas já deveriam usar dados e informações a seu favor, principalmente os e-commerces. E quando digo principalmente os e-commerces é devido a dois principais motivos: o seu campo de atuação é a internet, onde milhões de dados são gerados e consumidos a todo segundo, dados que podem ser transformados em informações valiosas para a empresa. O outro motivo é a grande concorrência, quando você é um e-commerce as barreiras físicas se tornam praticamente nulas, você concorre com outros e-commerces espalhados pelo mundo. Dessa forma ser mais assertivo com o seu cliente é essencial para a sobrevivência. Assertividade que você só vai conseguir se conhecer bem o seu público e saber como se comunicar com ele.
Agora, como um e-commerce pode começar a fazer uso desses dados? E o que é usar a abordagem data driven em um e-commerce?
O conceito de data driven é, de forma resumida, usar os dados a seu favor (ser orientado a dados). Ou seja, quando uma determinada empresa realiza a tomada de decisão e elabora o seu planejamento estratégico baseado nos dados (realizando a coleta dos dados, transformando-os em informações e fazendo análises), e não baseado na simples experiência ou no empirismo. Ser orientado a dados faz com que sua empresa e seus processos sejam mais eficientes e eficazes no dia a dia de seu e-commerce.
Vamos ver algumas abordagens iniciais que podem ser colocadas em prática para melhorar o uso dos dados em seu e-commerce.
Busca por área
Primeiro, procure uma área do seu e-commerce para iniciar o processo de captura de dados e análise de informações. Uma vez que sua empresa não é orientada a dados, não adianta querer desenvolver essa mentalidade com todas as áreas da empresa de uma vez. Aqui podemos pensar na área de vendas – fazendo análise dos clientes, regiões que mais compram, segmentos de clientes que mais convertem, etc. – outra área pode ser a de logística – entendendo como é o processo de entrega dos seus produtos, tempo até o produto chegar na casa do seu cliente, preço que você paga por cada encomenda enviada, etc. – e ainda, a área de produto – coletando dados de opiniões dos seus clientes sobre seus produtos, etc. Faça essa sua escolha baseado na área que mais está necessitada de tomadas de decisões baseadas em informações concretas.
Busca por dados
Área inicial escolhida. Agora é hora de olhar para os dados que existem para essa área e coletá-los. Olhe ao seu redor buscando pelos dados, sejam distribuídos em planilhas, relatórios, sistemas, banco de dados, etc. Se você utiliza um ERP para gerir as áreas da sua empresa, você provavelmente deve possuir muitas informações armazenadas nele. Tais sistemas geram dados para todas as áreas da empresa, veja como o seu sistema pode lhe ajudar. Se estivermos olhando para vendas, veja também os dados gerados por apps que se integram com a sua loja virtual, podemos ver dados de programas que geram mapas de calor, dados das plataformas de campanhas como Google Ads e Facebook Ads, etc. Não se esqueça do Google Analytics.
Armazenamento, padronização e relacionamento
O próximo passo é armazenar e relacionar tais dados, e, para fazer isso de uma melhor maneira, você vai precisar de um banco de dados, utilize aquele de sua preferência. Crie estruturas que permitam acomodar e relacionar dados de diferentes fontes. Crie os relacionamentos entre as entidades presentes no seu conjunto de dados. Nesse passo também é importante se preocupar com a padronização dos dados, como por exemplo, a informação de gênero do seu cliente. Em uma fonte de dados a informação de gênero pode estar na forma de M ou F (masculino ou feminino), já em outra, pode estar escrito por extenso. Essa padronização dos dados é muito importante, coloque todos os seus dados utilizando a mesma linguagem. Para esse conjunto de extrair, transformar e armazenar os dados, damos o nome de ETL (Extract, Transform e Load).
Transformando dados em informações
Agora que você possui os dados, dados relacionados e padronizados, chegou a hora de extrair informações dele. Reúna as pessoas responsáveis pela área que escolheu para ser o seu ponto de partida e procure entender quais questões essas pessoas gostariam que fossem respondidas. Faça essa análise de requisitos para que ela seja o seu insumo para a preparação da visualização dos dados. Na parte de visualização, gere relatórios, gráficos, tabelas, sempre procurando deixar a informação de forma clara, para que as outras pessoas possam entender o que você está querendo mostrar com os dados e basear as suas decisões em cima deles.
Por último, não basta “estar bem informado” e não utilizar essas informações. Se você possui dados e informações e não as usa, é o mesmo como se não tivesse nenhum dos dois. Sendo assim, busque ações baseadas nessas informações, ações que possam melhorar seus processos.
Lembre-se que ser data driven é constante, você sempre produzirá novos dados que podem conter novas informações. Não fique parado. Busque atualizar seus dados constantemente, analise tais informações e aplique em ações.