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O que esperar da Black Friday 2020?

Esse ano foi marcado por um acontecimento que a maioria das pessoas nunca imaginou que iria ocorrer. Sim, estamos falando da COVID-19. Como já sabemos ela trouxe uma série de consequências catastróficas para o mundo. Vários setores, além da saúde, foram impactados, como foi o caso do setor da economia. Muitas pessoas ficaram desempregadas, muitos lojistas tiveram que se lançar no mundo on-line, pois suas lojas físicas tiveram que fechar, e infelizmente, muitas empresas não conseguiram se reerguer. Acontecimentos que já estamos cansados de ouvir. Porém, em contrapartida, já estamos no mês de outubro e uma data bem importante para o comércio em geral vem se aproximando, a Black Friday. Ainda estamos em um cenário repleto de incertezas, porém, aqueles que dependem de vendas já precisam ficar atentos e fazer suas apostas para essa data, com o objetivo de recuperar um pouco do prejuízo. Sabemos que muitas empresas, contam os dias para a Black Friday, pois é com a ajuda dela que a meta do ano é batida, que a empresa consegue fechar o ano no azul, etc. Porém, o que esperar dessa Black Friday do ano de 2020?

Como estou ativamente no mercado virtual tenho acompanhado muitos artigos e conversas sobre os preparativos para a Black Friday desse ano de 2020. E nesses estudos, me deparo com vários artigos falando sobre algumas tendências para essa data. Nesse post vou compartilhar um pouco da minha visão sobre alguns pontos importantes para se observar. 

É bem provável que essa Black Friday seja diferente das outras edições anteriores, porém é difícil saber como será o comportamento do consumidor neste ano. Ainda estamos cercados por incertezas, a economia ainda vai mal, preços de itens básicos, como alimentação estão elevados, e algumas pessoas preferem economizar neste momento, pois ainda não sabem o que virá pela frente. Por outro lado, de acordo com algumas pesquisas, uma porcentagem do mercado tem se mostrado receptivo e positivo com a chegada da Black Friday. Pesquisas recentes indicam uma tendência de compra nessa Black Friday, Entretanto, devido a tudo que se foi falado até agora, não devemos esperar um crescimento de faturamento muito grande em relação ao ano de 2019.  

A Black Friday do ano de 2019 apresentou um crescimento de 23% no faturamento comparado com o ano anterior, de acordo com o eBit. Além disso, apresentou uma maior porcentagem das compras sendo realizadas através de dispositivos móveis, representando próximo dos 56%. Será que esse ano vamos pelo mesmo caminho?

Para esse ano, acredito que os números de transações realizadas na Black Friday devam ser maiores. Apesar de estarmos no ano de 2020, muitas pessoas ainda possuíam algum tipo de aversão ou preconceito em realizar compras on-line. Porém, com a pandemia, muitas se viram obrigadas a optar por esse tipo de compra, uma vez, que para preservar a saúde, o isolamento social era o mais recomendado, fazendo com que muitas pessoas ficassem em suas casas. Assim, muitas pessoas passaram a se sentir confortáveis em realizar compras pela internet e adquiriram certa expertise com essa modalidade, e essa expertise pode ser colocada em prática nesta Black Friday, contribuindo, dessa forma, para o aumento no número de transações. Outro fator que pode indicar uma alta nesse número é o fato de que ainda muitas pessoas estão passando mais tempo em casa em seus computadores ou em celulares, seja trabalhando ou estudando. Isso faz com que mais pessoas sejam impactadas pelos diversos anúncios dos mais diversos tipos de produto e fique propensa ao ato de comprar. Uma vez impactado pelo anúncio correto, aquela pessoa tende a ser tornar um potencial cliente. 

Agora, esses clientes devem vir mais preparados para esse evento, procurando em diversas lojas pelos melhores preços e benefícios. A experiência do on-line também ficou mais popular entre as marcas e lojistas, dessa forma a oferta aumentou. Muitas empresas, para não fecharem suas portas, tiveram que recorrer para o on-line, e isso fez com que a oferta por um mesmo produto ou um mesmo tipo de produto passou a ser oferecido por um maior número de lojas. Esse fato, juntando com a maior expertise das pessoas com a Black Friday, pode fazer com que o cliente venha mais preparado, querendo encontrar preços mais baixos, melhores descontos, opções de retirada de produto, e ainda, acredito que aqui podemos citar o frete grátis. Sim, frete grátis. Como foi mencionado, a oferta por determinado produto aumentou, por isso o lojista terá que oferecer mais benefícios para esse cliente vir a realizar uma conversão em sua loja. E o frete grátis ainda continua sendo um bom atrativo, principalmente em datas mais importantes, como a Black Friday. Agora, não pense que basta apenas dar frete grátis, tem que cuidar da entrega com carinho. Pois um cenário que tira do sério qualquer cliente é não receber suas compra no prazo. Dessa forma, tenha estoque e formas de entrega para que consiga cumprir o prazo estipulado para a entrega.

Agora, e como seria a Black Friday no contexto dispositivos móveis? Como mencionado anteriormente, em 2019 houve um maior número de transações realizadas a partir de um celular. Porém, acredito que esse número não deva ser tão diferente do ano passado. Sabemos que atualmente o celular é o principal mecanismo de acesso a internet, e realizar compras através dele já se tornou muito popular e muito prático para um grande números de pessoas. Mas para esse ano, o número de transações realizadas por um computador pode ser maior. Nossos possíveis clientes estão mais tempo com os seus computadores ligados, seja trabalhando, ou estudando, em casa e esse fato pode fazer com que o número de compras realizadas através de um computador possa ser maior em relação ao número do ano passado..

Até aqui falamos um pouco da visão do cliente. Porém, o que esperar dos lojistas para essa Black Friday? 

Como já mencionado, muitos lojistas aguardam ansiosamente por essa data para dar um suspiro para a vida financeira da empresa. Mas, em meio a tudo que passamos, podemos dividir de forma simplificada, o segmento de lojistas em 2 grupos: aqueles que possuem estoques e aqueles que não possuem estoques (e dependem de compra ou produção dos produtos). Simples. Sabemos que para muitas empresas trabalhar com um grande respiro de estoque pode ser ruim, pois o investimento para a compra de mercadoria ou confecção em maior escala é alto. E fazendo um Raio X da economia brasileira nos últimos anos, isso não compensa. Dessa forma, sabemos que trabalhar com o par mínimo de estoque e um bom planejamento para o ano é o ideal. Entretanto, devido à pandemia, muitas empresas tiveram suas lojas físicas fechadas ou então passaram por períodos de baixa nas vendas on-line, retendo uma maior quantidade de estoque. Para as empresas que estão nesse cenário, podemos esperar preços mais baixos e descontos mais agressivos, pois é o evento para fazer com que esse estoque seja colocado para fora. Agora, falando do outro grupo apresentado que são os que não possuem estoque. Para esse grupo talvez não tenhamos ofertas tão atrativas para seus clientes. Isso pode ser explicado pela escassez de algumas matérias-primas utilizadas na confecção de seus produtos. Os fornecedores estão preferindo surfar no dólar mais alto e estão exportando suas matérias-primas a vender para o mercado interno. Assim, estamos em um cenário o qual a demanda pela compra de matéria prima é alta e a oferta é baixa. Quem a possui e está vendendo para o mercado interno já elevou seus preços, e isso reflete na outra ponta, que são aqueles que dependem dessa matéria prima para fabricar seus produtos. Isso pode fazer com que os descontos possam não ser tão atrativos para não abrir mão da pouca margem de suas vendas.

Essas foram algumas opiniões sobre o que podemos esperar da Black Friday de 2020. Ainda um cenário bem incerto para cravar alguma tendência para esse ano. Mas, uma coisa é certa, o planejamento para a Black Friday já deve ser iniciado. Você que é empresa e quer fazer uma boa Black Friday, já comece a traçar suas estratégias, cadastrar suas ofertas e impactar o seu cliente com sua comunicação.

E para você, qual a sua expectativa para a Black Friday 2020?

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