Transformação Digital

Qual a diferença entre Scrum Master e Agile Coach

Alguns termos relacionados com a agilidade ainda podem ser novos para algumas pessoas, principalmente para aquelas que não vivem um cenário ágil no seu dia a dia. Pegue isso e some ao fato de que alguns novos nomes para designar uma expertise ou função são criados em curtos períodos de tempo: coach, agile coach, agilista, agile master, delivery coach são alguns exemplos.

Aqui nesse post vamos confrontar dois papéis existentes na comunidade ágil, são eles: Agile Coach e Scrum Master.

O que é Scrum Master

O Scrum Master é um dos papéis do framework ágil Scrum. Assim como o Product Owner e o Time, o Scrum Master forma esse trio fundamental para o Scrum. O papel do Scrum Master é garantir que o framework Scrum seja executado da maneira correta e da melhor maneira. O que isso significa? Significa que o Scrum Master é aquele profissional que tanto fica com a cartilha do Scrum debaixo do braço, fazendo com que seu time cumpra os eventos e produza os artefatos propostos pelo Scrum, quanto usa de toda a sua empatia, liderança/servidão e expertise para promover um ambiente de criatividade, segurança e confiança para o seu time. 

Quando falamos sobre estar com a cartilha do Scrum em mãos, estamos dizendo que o Scrum Master deve cuidar para que os eventos, como as reuniões diárias, reuniões de planejamento, reviews, etc sejam realizados, assim como construir os artefatos que promovam a visibilidade e transparência daquilo que está sendo realizado e mostre a evolução de seu time. Muitos desses eventos ou artefatos podem ser esquecidos ou deixados de lado por muitos que falam que usam o framework Scrum em seus projetos, mas um bom Scrum Master deve garantir que eles sejam realizados ou produzidos, pois são eles que promovem os pilares desse framework, que são: Transparência, Inspeção e Adaptação. Mas, eu como Scrum Master, preciso construir esses eventos da maneira que é descrito no Guia do Scrum? A resposta para essa pergunta é sim e não. Alguns são indispensáveis, porém outros podem ser adaptados. Por se tratar de um framework, o Scrum é bem adaptável, e muitas vezes o deixa livre para melhor escolher a forma e o formato desses eventos ou artefatos. Por isso, criatividade, empatia, liderança, servidão, etc. são algumas habilidades que esse profissional deve ter. Um bom Scrum Master irá utilizar-se dessas habilidades, juntamente com todo o seu conhecimento e experiência, para definir um melhor formato e momento para esses eventos e artefatos.

O que é Agile Coach

E onde entra o Agile Coach nessa história toda? O Agile Coach é um pouco mais abrangente no cenário de agilidade, ele não só conhece o framework Scrum, mas também outros modelos e metodologias do cenário ágil. Sua função está mais próxima das empresas que desejam passar por sua transformação ágil ou melhorar o cenário de agilidade atual. Por isso encontramos em muitos lugares dizendo que esse profissional é um agente transformador e que promove mudanças. E é isso mesmo. Esse profissional tem a capacidade de observar a empresa como um todo, em um contexto organizacional. Do topo da hierarquia até os times que desenvolvem e mantém produtos ou serviços. E, dessa forma, propor mudanças em processos, em métodos para que o ambiente seja mais eficiente e eficaz. Além de toda a bagagem relacionada com a agilidade, o agile coach deve ainda possuir toda uma expertise e experiência com a área de coaching, dominando técnicas e métodos a serem aplicados no ambiente que está atuando, como por exemplo, aplicação de assessment para identificar diversos perfis profissionais.Tudo isso visando a transformação ou melhoria de um cenário organizacional.

Em resumo: enquanto o profissional Scrum Master tem como seu universo o framework Scrum, o profissional Agile Coach é mais abrangente. Porém, ambos compartilham muitas coisas em seu trabalho. Ambos profissionais estão sempre lidando com pessoas e processos, ou seja, aplicam processos ou promovem mudanças naqueles que já eram praticados, mas nunca deixando de lado de proporcionar às pessoas um melhor ambiente para que aquele profissional consiga desenvolver melhor seu trabalho e, principalmente, se desenvolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *