Mudou a plataforma que atende a sua loja virtual ou está pensando em realizar essa alteração? Está pensando nas tarefas que essa alteração vai resultar? Saiba que fazer essa migração de plataforma exige uma estratégia que deve ser bem elaborada, com o objetivo de fazer que tudo saia da melhor maneira possível para o e-commerce e de uma maneira bem transparente para o usuário.
Motivos para fazer o redirecionamento de URL
Dentre as várias tarefas que devem ser pensadas e tratadas em uma mudança desse porte, esse post irá abordar apenas uma delas, mas talvez a mais importante: os redirecionamentos de URLs. Porém, antes de vermos como realizar isto, vamos ver quais suas implicações e impactos.
Quando seu site ou loja virtual existe na web, suas URLs ficam sendo visitadas por robôs, que possuem um objetivo de indexar suas páginas juntamente com o seu conteúdo. Um exemplo disso, são os robôs do Google, que visitam e indexam suas páginas para retornar um melhor resultado para o usuário, quando ele busca por algum determinado termo. Suas URLs ficam armazenadas em uma imensa base de dados do Google e podem ser devolvidas como um resultado para uma busca de um determinado usuário. Dessa forma, se uma URL deixa de existir o Google pode devolver uma URL “quebrada” para o usuário, resultando em uma experiência ruim do usuário com o seu site ou sua marca. Além disso, outro cenário pode ocorrer: como essas URLs ficam guardadas no Google, os robôs podem frequentemente visitá-las e muitas vezes “bater com a cara na porta” por se tratar de uma URL que não existe mais e isso pode ser prejudicial para o rankeamento de seu site (ou seja, o Google pode deixar de entregar para o usuário um conteúdo de seu site por ele ter muitas URLs não tratadas).
Muitas vezes quando mudamos a plataforma que atende a loja virtual, esse cenário ocorre. O formato do link das páginas ou sua terminação podem mudar de acordo com a plataforma usada. Então, como devemos proceder quando mudo minha plataforma e minhas URLs mudam o formato?
Para resolver casos como esse devemos fazer um redirecionamento de URLs, ou seja, dizer para os robôs que visitam seu site que uma determinada URL não existe mais naquele endereço e um novo endereço deve ser visitado. Esse procedimento chama-se Redirect 301 e existem várias maneiras de executá-lo, algumas vezes você pode fazer diretamente em seu servidor ou através de alguma funcionalidade oferecida pela sua plataforma de e-commerce.
Executando o redirecionamento de URLs na plataforma vTex
Nesse post vamos tratar dos Redirecionamentos de URL existentes na plataforma vTex. Para isso, vamos acessar o painel administrativo da vTex e ir na funcionalidade de redirecionamentos de URLs, que fica no módulo CMS. Ao acessar esse módulo devemos clicar na opção layout, uma nova tela será exibida contendo uma pasta chamada CMS. Ao abrir essa pasta, temos uma opção chamada URL Builder, é nesse lugar que iremos tratar as nossas URLs. Ao clicar no item URL Builder, aparece uma nova tela na janela localizada à direita, nesse espaço aparecem as URLs que já foram mapeadas, ou seja, àquelas que já tiveram seus redirecionamentos realizados. Para inserir um novo mapeamento, você deverá clicar em Add (Adicionar) e preencher os campos necessários. São eles: URL From, URL To, Start Date, End Date e Active. Após o preenchimento, deve-se clicar em Save URL e aguardar pelo menos 30 minutos para dar tempo de expirar o cache.
Vamos a uma breve descrição de cada um dos campos necessário para realizar o redirecionamento da URL na vTex.
O campo URL From é o campo que armazenará a antiga URL, ou seja, o link que já não existe mais com aquela URL. Já o campo URL To, é a nova URL àquela que os robôs devem visitar. Os dois campos anteriores devem começar com uma barra ( / ) e devem conter o conteúdo a partir do domínio de seu site. Exemplo: Se na plataforma antiga a página de um determinado produto era www.meudominio.com.br/produto-abc.html, o campo URL From deve ser preenchido somente com /produto-abc.html. E se a nova página for www.meudominio.com.br/produto-abc/p o campo URL To deve ser preenchido com /produto-abc/p. Os campos Start Date e End Date são os campos de data de início e data de fim do redirecionamento, já o checkbox Active é apenas uma flag para ativar ou desativar esse mapeamento de URL.
Lembre-se que é de extrema importância realizar esses redirecionamentos evitando assim que o Google ou algum outro robô visite alguma página em seu site ou loja virtual e obtenha um código de erro da inexistência daquela página. Tratar suas URLs evita que seu site sofra alguma “penalização” em seu rankeamento.
Ainda com problemas de Redirecionamento de URLs na vTex? Consulte esse link.