e-commerce

Redirecionamento de URL na plataforma de loja virtual vTex – Parte II

Quando falamos de e-commerce, estamos falando de um ambiente bem dinâmico, onde páginas podem ser criadas constantemente para um determinado fim bem específico, bem pontual, como apresentar um produto, uma promoção ou uma campanha de uma data específica, etc. Com a mesma dinâmica que essas páginas nascem, elas podem deixar de existir por N motivos, tais como: a campanha já passou, a promoção já se encerrou, etc. Esse cenário exige uma preocupação com as URLs que perdem o sentido e “deixam de existir”. Ter a consciência que URLs que não existem mais precisam ser tratadas faz bem para a saúde de seu e-commerce. E nesse cenário podemos fazer uso do redirecionamento de URLs.

Esse post é o segundo sobre redirecionamentos na plataforma de e-commerce vTex. O primeiro post traz um resumo sobre a importância do redirecionamento de URLs e como realizá-lo na vTex e você pode encontrá-lo aqui nesse link. A intenção deste segundo post é descrever algumas ações bem específicas que muitas vezes não encontramos na documentação da vTex ou na web.

Redirecionamento de URL de páginas criadas no CMS da vTex

Como falado anteriormente, o nascimento de Landing Pages pode ser bem dinâmico, e elas podem deixar de existir com a mesma velocidade. Muitas vezes, há a necessidade de redirecionar uma Landing Page (criada para uma promoção que já se encerrou, por exemplo) para uma outra página em nossa loja virtual. (A criação de páginas na plataforma vTex pode ser encontrada aqui).

Os procedimentos de redirecionamento devem ser realizados na funcionalidade URL Builder da vTex. É nesta etapa que vamos informar a URL original e a URL destino. Porém, em alguns casos podem aparecer algumas mensagens de erro. Uma mensagem de erro comum na hora de salvar um redirecionamento é a seguinte: “já existe um caminho interno ou uma pasta com o conteúdo do campo URL From”. O que isso significa? Que os campos estão errados? Não! Esse erro indica a existência de uma página no CMS da vTex, ou seja, existe um folder dentro do CMS que indica a existência de uma URL, nesse caso, a URL de origem do redirecionamento. Quando esse cenário ocorre, você não consegue mapear a sua URL, pois a vTex não irá permitir. Para contornar essa situação é necessário deletar o folder dessa URL, dentro de Site and Channels, no próprio módulo CMS e depois prosseguir com a criação do redirecionamento.

Redirecionamentos de URL com parâmetros

Outro assunto interessante de abordar nesse post são os redirecionamentos contendo algum tipo de parâmetro ou variável. Recentemente, passei por um problema de redirecionamento na vTex. Estava tentando redirecionar uma URL que tinha o seguinte formato: www.meudominio.com.br/produto-abc.html?parametro1=a&parametro2=b. Porém, quando colocava essa URL no campo URL From e colocava a URL destino no campo URL To, nada acontecia. Pude perceber que a plataforma não sabe lidar muito bem esse tipo de URL com parametrização. O problema foi contornado usando a estrutura de parâmetros da vTex no redirecionamento de URL. Para isso, basta substituir toda a parametrização da URL por {variavel}. o símbolo { } serve para indicar que tudo que vem depois de um determinado ponto deve ser considerado como variável. Dessa forma, para realizar o redirecionamento o campo URL From ficou com a seguinte URL www.meudominio.com.br/produto-abc.html{variaveis}, e o campo URL To, a URL de destino. Esse modelo de parametrização também pode ser usado para preservar uma variável na URL de destino. Exemplo, vamos supor que desejo redirecionar a seguinte URL: www.meudominio.com.br/produto/id-produto para www.meudominio.com.br/id-produto/p. Note que id-produto não é um parâmetro que vem depois da URL, mas ele pode ser considerado como uma parte que varia dentre as várias páginas de produto de seu e-commerce. Nesse caso, podemos fazer o uso da estrutura { } e o redirecionamento ficaria da seguinte forma: URL From – www.meudominio.com.br/produto/{id-produto} e URL To – www.meudominio.com.br/{id-produto}/p. Esse tipo de redirecionamento é de muita importância, pois conseguimos atender todas as URLs que possuem esse formato, evitando a criação de um redirecionamento para cada página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *