Atualmente uma loja virtual não é capaz de crescer em um cenário competitivo sem um bom acompanhamento de seus dados. Saber interpretar os dados e transformá-los em informações para preparar uma estratégia de marketing ou auxiliar em tomadas de decisões é de extrema importância. Quando falamos de e-commerce temos em mente uma infinidade de métricas capazes de fornecer informações valiosas sobre sua loja. Aqui vamos ver 3 métricas iniciais para quem está se lançando no mundo do e-commerce.
Número de Visitas
A primeira delas refere-se ao número de acessos à sua loja virtual. Apesar de sozinha não trazer nenhuma informação muito valiosa, é uma métrica bem importante de ser acompanhada. O número de acessos serve como um termômetro para identificar o quanto o seu site é conhecido, ou então o quanto de engajamento você tem em suas redes sociais ou ainda identificar o quanto a sua loja está bem ranqueada em mecanismos de buscas, como o Google por exemplo. Saber o tráfego em seu site e combiná-lo com outras informações podem lhe fazer ser mais assertivo nas suas próximas estratégias.
Uma dica importante: além de conhecer o número de visitas, vale a pena saber qual a origem dela, ou seja, identificar de onde vem as pessoas que estão chegando em seu site. Tendo essa informação você consegue mais facilmente saber onde deve ser o seu investimento para que os números do seu negócio melhorem. Por exemplo, se você possui poucas pessoas entrando no seu site através de buscas orgânicas do Google, é a hora de dar mais atenção para o SEO do seu site. Fazer com que a sua loja fique bem ranqueada para termos relevantes para o seu negócio ajudam a melhorar suas conversões. Outra forma de atrair mais tráfego proveniente do Google é através de anúncios pagos no Google ou em algum outro buscador.
Mas, vale a pena deixar claro que quantidade às vezes não é muito importante e sim qualidade. Ter um número de visitas alto é muito interessante, porém é mais importante saber trabalhar esses visitantes para que se tornem clientes. A relação entre visitas e clientes é bem intrínseca, e é sobre esse segundo item que vamos falar a seguir.
Taxa de Conversão
Essa métrica se refere a conclusão de uma ação importante para o seu negócio por parte de um visitante. Se estamos falando de loja virtual, a conversão mais comum é a compra de um determinado produto, mas também podemos pensar em cadastros de leads, curtidas ou compartilhamento de um post, etc. Como estamos falando sobre e-commerce, vamos nos focar em vendas. Nesse cenário, a taxa de conversão é a razão entre o número de pessoas que finalizaram uma compra em sua loja e o seu tráfego. Se o seu site possui 5000 visitas mensais com 50 conversões, a sua taxa de conversão será 50 / 5000. Sendo de 1%.
Ter um tráfego alto, porém uma conversão baixa lhe possibilita identificar alguns pontos de melhoria em seu site. Partindo do princípio que o seu produto ou serviço é de qualidade e o número de visitas em sua loja é alto, o que faz o seu possível cliente (que uma vez entrando no seu site possivelmente está interessado em seu produto), não finalizar a compra? A resposta para essa pergunta depende de uma análise mais profunda do seu cenário, porém algumas questões que sempre impactam esse cenário são:
- Apresentação do produto de forma inadequada – Você deve verificar se está descrevendo como é o seu produto da forma adequada, ou como ele pode ser usado, ou ainda suas características técnicas, suas medidas, etc. Lembre-se que quanto maior a riqueza de informações em sua página de produto, melhor para o seu cliente.
- Imagens de qualidade para o produto – ainda continuando na apresentação do produto, mas aqui falando em um aspecto visual. Verifique se as fotos que representam o seu produto são de qualidade e realmente passam a real identidade dele.
- Preço – Verifique se o seu produto está competitivo com o mercado. Muitas pessoas podem entrar no site, mas não finalizarem a compra devido ao preço. Seu produto pode ser mais caro que o concorrente, não há problema nisso, mas dê mais detalhes sobre as qualidades dele que o fazem ter esse preço mais elevado.
- Usabilidade – Muitas pessoas pecam quando o quesito é usabilidade. Verifique se o seu site possui uma boa navegação, se seu cliente se sente confortável navegando por ele. Verifique se seu cliente consegue encontrar todas as informações de maneira simples, se ele consegue navegar pelas páginas até chegar ao seu destino sem nenhuma complicação. E, talvez o principal, verifique se o seu site está adaptado para dispositivos móveis. Há um grande crescimento de navegação e transações em e-commerces via mobile. Ter um site responsivo e rápido é fundamental para melhor experiência do usuário.
Todos esses fatores listados interferem diretamente em sua taxa de conversão.
Taxa de abandono de carrinho
Outro número a ser levado em consideração é a taxa de abandono de carrinho. É uma outra métrica muito importante a ser observada, pois ela pode abrir seus olhos para o motivo que te faz perder clientes que estão prestes a realizar uma transação em sua loja virtual. A taxa de abandono de carrinho tem relação com as pessoas que foram até as últimas etapas do funil de vendas, mas desistiu e deixou o produto no carrinho. Saber a quantidade de pessoas que fazem isso em sua loja é de extrema importância para que em um futuro próximo você deixe de perder vendas. Geralmente, taxas de abandono alta, está associada com frete muito caro, ou inviabilidade de entrega para a região do cliente, ou poucas opções de pagamento (que não atendem as demandas de seus clientes/mercado), ou segurança do seu site, ou ainda processo de checkout muito longo ou burocrático.
Dedique um tempo a entender qual é o comportamento de seu cliente quando ele deixa um produto no carrinho. Entre em contato com a pessoa que abandonou o carrinho, tente apresentar de uma outra forma o produto que ela se interessou, mostre suas qualidades e, caso necessário, até ofereça um desconto para que ela finalize a compra em sua loja.
Hoje em dia existem várias métricas que podem ser usadas para obter informações sobre a vida de seu e-commerce, aqui foram apresentadas somente três delas. É de fundamental importância fazer com que esses números estejam presentes no seu dia a dia. E hoje não existe a desculpa que uma solução custa muito caro para o seu bolso, existem no mercado várias ferramentas gratuitas capazes de apresentar muitos dados sobre sua loja. Um exemplo é o Google Analytics, ferramenta gratuita do Google que lhe mostra qual o comportamento do usuário em seu site, desde do momento que ele entra até o momento que ele deixa o seu site. Ainda existem ferramentas que gravam uma sessão do usuário em seu site, apresentam mapas de calor, etc.
E você? Como andam seus números? Já utiliza alguma ferramenta para acompanhá-los? Deixe aqui nos comentários!